9 de setembro de 2011

'A creche está caindo aos pedaços', disse funcionária de instituição em Campos

'A creche está caindo aos pedaços', disse funcionária de instituição em Campos
Os alunos estudam em locais sem estrutura e que representa riscos para as crianças e funcionários. Os pais reclamam das condições.


do RJ INTER TV 1ª Edição

Alunos, pais e professores reclamam da falta de condições de funcionamento de algumas escolas municipais de Campos. A situação é tão preocupante que na última quinta-feira (8) o teto de uma creche desabou.

O teto da creche Gilberto Espírito Santo Amaral, em Guarus, caiu durante a aula. Três alunos e uma professora estavam em sala mas, por sorte, ninguém se feriu. O local ainda oferece outros riscos aos alunos e funcionários. Uma funcionária avisava aos pais que os alunos não iam ter aula porque o teto desabou.

A entrada da equipe da InterTv não foi autorizada pela direção da escola. Uma funcionária disse que na sala estudam 11 crianças, por sorte ninguém ficou ferido. Muitos pais só foram avisados um dia depois do acidente.

Falta de estrutura ofrece riscos para alunos

Do muro de uma casa vizinha, a equipe da InterTv conseguiu registrar imagens de dentro da escola. Na sala, tinham pedaços de reboco próximos a uma estante de livros. A cozinha fica na área de serviço, em frente as salas das crianças; as paredes estão descascando e há infiltrações. O fundo da casa mostra que a obra não está sequer concluída.

Os alunos da Creche Escola Municipal Gilberto do Espírito Santo Amaral, não estudam só no local onde o teto desabou. Como o espaço é improvisado, eles estão divididos em duas unidades. A parte onde ficam as crianças do maternal e berçário funciona em um posto de saúde. As crianças estudam em salas apertadas e na cozinha o espaço é tão pequeno que mal dá para andar.

Os mantimentos e os materiais ficam empilhados nas salas. Os pais também reclamam que precisam esperar a chegada dos professores para deixar as crianças na creche.

Mais escolas com problemas

Uma outra escola municipal com problemas é a João Goulart. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - o Sepe -, desde 2006 são feitas denúncias sobre o estado de conservação da escola. Essas denúncias foram feitas na secretaria de Educação e no Ministério Público Estadual. Só que até agora, segundo o sindicato, nada foi feito. Enquanto isso, os problemas continuam.

Prefeitura de Campos promete melhorias

Em abril deste ano, a prefeitura de Campos publicou em Diário Oficial a contratação de uma empresa terceirizada. Ela seria responsável pela manutenção preventiva e corretiva de instalações e equipamentos de escolas e creches municipais. O contrato é de um ano no valor de R$ 6 milhões e 200 mil.


Ao vivo, o secretário de Obras de Campos, César Romero, disse que os problemas mostrados na reportagem são de outros governos e que existe a previsão de inauguração de novas creches para este ano de 2011 e de 2012. Sobre a escola João Goulart, ela vais er demolida e no local vai ser construída uma nova instituição de ensino. Segundo o secretáriod e Obras, a previsão é que fique pronto em oito meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário